segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Dia 18 de novembro "Reunião de Pais e Mestres"

MENSAGEM AOS PAIS

Bons pais corrigen erros, pais brilhantes ensinam a pensar. Entre corrigir erros e ensinar a pensar existem mais mistérios do que imaginam nossa vã psicologia. Não seja um perito em criticar comportamentos inadequados, seja um perito em fazer seus  filhos refletirem. As velhas broncas e os conhecidos sermões definitivamente não funcionam, só desgastam a relação.
Bons pais dizem aos filhos: "Você está errado" Pais brilhantes dizem: O que você acha do seu comportamento?" Bons pais dizem: " Você falhou de  novo." Pais brillhantes dizem " Pense antes de reagir" Bons pais punem quando os filhos fracassam; pais  brilhantes os estimulam a fazer de cada lágrima uma oportunidade de crescimento. (Augusto Cury)


Provas do Saego serão realizadas no dia 23 de novembro


A Secretaria de Estado da Educação, por meio do Núcleo de Orientação Pedagógica, transferiu para o dia 23 de novembro a realização da avaliação externa do Sistema de Avaliação da Educação do Estado de Goiás (SAEGO). O resultado desta avaliação, além de outras variáveis -, irá definir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Goiás (Idego), instituído recentemente pela Secretaria da Educação no contexto da reforma educacional no estado.

A mudança se justifica pela proximidade de datas de duas importantes avaliações nacionais: o Exame Nacional do Ensino Médio, que será realizado neste fim de semana e que em Goiás terá a participação de mais de 152 mil estudantes; e a Prova Brasil, prevista para o período de 7 a 18 de novembro.

Em função dessas avaliações e também do fechamento do semestre letivo, em que se concentram as provas internas das escolas, os estudantes redobram os esforços para obterem os melhores resultados. É por isso que os dias letivos, cumpridos integralmente em todas as unidades escolares, são tão relevantes para os alunos que precisam ainda mais da orientação e do apoio dos professores nessa reta final.

De acordo com o chefe do Núcleo de Orientação Pedagógica da Secretaria da Educação, Raph Gomes Alves, é importante que, nesse momento os alunos da rede pública estadual mantenham a assiduidade às aulas e estejam tranqüilos para se concentrarem no Enem e na Prova Brasil. “Depois, quando já tiverem feito as avaliações nacionais, então, aplicaremos a avaliação do Saego”, completa Raph.

O Saego irá avaliar todos os estudantes do 2º ano, 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental, além dos alunos do 3º ano do Ensino Médio. Os do 2º ano farão prova apenas de Língua Portuguesa. Os demais, de Língua Portuguesa e Matemática. As provas serão no horário de aula, na própria escola.

Esta será a primeira avaliação para a composição do Idego, que será anual e auxiliará as escolas no planejamento pedagógico do ano seguinte, além de possibilitar ao estado definir as políticas para melhorar o ensino e o aprendizado na rede pública estadual.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011


RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DO “PROJETO SOLETRANDO”

     Nesse ano de 2011 realizamos o “Projeto Soletrando” com as turmas do 6º ao 9º ano. Foi uma experiência extraordinária, onde aprendemos muito.
     Iniciamos o projeto no 1º semestre, quando, ao propor o mesmo aos alunos entreguei-lhes o livro-texto, dividi-os em grupo e propus que fizessem uma seleção de palavras para serem utilizadas durante a execução do projeto. Um fato que chamou a atenção foi que eles escolheram palavras difíceis.
     Em seguida fiz uma seleção das palavras que eles haviam escolhido.
     Trabalhamos com essas palavras de várias formas: separação de frases, produção de frases e textos com as palavras em estudo. Realizamos, ainda, um bingo de palavras. Sempre conscientizando-os no Projeto. Que todas aquelas etapas eram preparatórias para que eles fossem memorizando-as para a etapa final do Projeto.
     No momento da formação de frases e produção de textos, enfatizei a importância de saberem o significado das palavras para que frases e textos tivessem coerência. Ai surgiu à necessidade do uso do dicionário, que foi uma etapa do processo extremamente rica, onde eles, em grupo, manuseavam o dicionário, procurando o significado das palavras registrando-as e discutindo entre si.
     Entregamos para cada aluno a lista das palavras que seriam cobradas no “Soletrando” para que eles estudassem. Fizemos as inscrições dos participantes.
     A diretora nos apoiou de forma relevante em todos os sentidos. Inclusive adquirindo quites esportivos, pedagógicos e outros prêmios para oferece aos vencedores, Esses prêmios foram expostos ao alcance de todos. Fato que contribuiu imensamente para que alguns alunos que ainda não haviam decidido resolvessem se inscrever e os inscritos estudassem com maior interesse.
     Em seguida, realizamos as preliminares em cada turma, onde foram escolhidos os três melhores de cada turma para participarem da etapa final.
     A etapa final foi de muita expectativa, onde concorreram 12 participantes os quais foram sendo eliminados até que, finalmente chegamos aos vencedores; 1º, 2º e 3º colocados.
     Foi uma experiência enriquecedora para todos nós, onde conseguimos envolver os educandos em atividades que eles puderam se expressar com clareza, além de adquirir habilidades ortográficas e competiram de forma harmoniosa.
      Observamos que aqueles alunos que realmente estudaram, soletravam as palavras com extrema segurança e tranquilidade. Foi uma experiência inesquecível que, com certeza eles levarão para sempre em sua “bagagem” de aprendizagem.

Gilda Marques de Oliveira.
Professora de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano- Vespertino.

DEPOIMENTO DO ALUNO DO 8º ANO ALILSON SANTOS MONTALVÃO 1º COLOCADO NO SOLETRANDO 2011.

     Para mim o Soletrando foi muito bom, não só para mim mas para todos que participaram. “O Projeto Soletrando” veio para que os alunos possam mostrar que são muito inteligentes.
      Eu sempre tive vontade de participar do Soletrando, porque a gente fica na expectativa de ganhar o prêmio, todo mundo da sala fica torcendo pela gente, incentivando e com isso a gente fica mais tranquilo.
     Muita gente participa do projeto soletrando por causa do prêmio, e outros porque gostam da competição, eu, por exemplo, participo porque gosto da competição. Sempre que tem gincana e tem o Soletrando eu participo, porque a cada vez que eu participo eu fico melhor e cada vez que fico melhor eu posso alcançar meus objetivos. 


II Soletrando




PROJETO SOLETRANDO
Justificativa:

Percebe-se a grande necessidade de envolver o educando em atividades nas quais eles possam se expressar com desenvoltura; abonando a timidez.                                                    
     Sobretudo há a necessidade de se adquirir habilidades ortográficas e desenvolver o gosto pelo competir de forma agradável e harmoniosa.

Objetivos:

Geral – Desenvolver o senso de competição harmoniosa.
Específicos – Adquirir habilidades ortográficas. Expressar-se em público com clareza e desenvoltura. Superar a timidez. Exercitar e desenvolver a habilidade e memorização.

Procedimentos:

Trabalhar com as turmas do 6º ao 9º ano as palavras que serão cobradas no soletrando através de “ditado relâmpago, junção e separação de sílabas, leitura, formação de frase, produção de texto, bingo de palavras”. 
     Inscrever os interessados do 6º ao 9º ano por turma e realizar a preliminar. Os três melhores de cada turma irão competir na etapa final, onde serão premiados o 1º, 2º e 3º lugar.
     Na etapa final serão convidados funcionários da unidade escolar para serem os jurados.
     Cada jurado receberá uma lista contendo as palavras que serão cobradas, bem como nomes dos participantes com espaço para pontuação e as anotações que forem necessárias.

Recursos:

Professores, alunos, funcionários – papel – canetas – som – microfone – brindes para premiação – medalhas – fichas – data show – DVD – TV – telão.
Período:
13 a 23 de setembro de 2011.

Avaliação:

Será avaliada a participação, interesse e desempenho de todos os envolvidos no processo.

Flores de Goiás - Projeto "Nossa História Nossa Gente".

Fotos da execução do Projeto "Nossa História Nossa Gente".

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Grande festa!!

Vem aí! Tudo Junto Misturado: a festa e Projeto Flores de Goiás: Nossa História, Nossa Gente!
Dia 10/11/2011
Não fique fora dessa!
Onde? No pátio da Escola a partir das 19:00


Projeto Nossa História Nossa Gente


Apresentação:

O presente projeto pretende através da realização de uma série de atividades, colocar em prática juntamente com os educandos, os conhecimentos adquiridos na concretização das ações do PDE-(Projeto de Desenvolvimento da Escola), da Escola Estadual Damásio Ribeiro de Miranda.

Justificativa:

A Escola precisa ser entendida como instituição preocupada com a qualidade do ensino, visando o desenvolvimento integral dos educandos.
A Semana de Literatura é de grande importância para toda a comunidade escolar, pois propicia a todos, oportunidade de pesquisar, refletir e desenvolver suas potencialidades, expressar suas idéias, seus conhecimentos e habilidades nas diversas áreas do processo de ensino e aprendizagem.

Objetivo Geral:

Despertar no educando o interesse pelas diferentes áreas do conhecimento, pesquisando sobre os temas abordados, para a realização deste projeto.

Objetivo Específicos:

Expor para toda a comunidade escolar os conhecimentos adquiridos no decorrer do projeto.
  • Conhecer a história do município, suas manifestações artísticas, culturais, políticas administrativas, econômicas e geográficas.
  • Valorizar e preservar a cultura do município.
  • Transmitir aos educandos o conhecimento sobre a realidade do nosso município.
  • Conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente, das riquezas naturais, bem como a cultura local.
Metodologia:

  • Apresentação dos livros da história do município: História de Flores de Goiás e Flores Avante.
  • Estudo dos conteúdos apresentados em sala de aula.
  • Apresentação de seminários.
  • Exposição e apresentação do projeto para toda a comunidade escolar.
  • Manifestações artísticas e culturais.
  • Entrevistas com vários segmentos da comunidade local.

ü  Culinária;
ü  Poesia;
ü  Música;
ü  Dança;
ü  Teatro;
ü  Artesanato.

Recursos:

  • Recursos Humanos: Contaremos com a colaboração de toda a comunidade escolar e pessoas da comunidade.
  • Recursos Materiais: livros Literários e Históricos.
  • Cartolinas;
  • Pincéis;
  • CDs;
  • Aparelho de Som
  • Data Show;
  • Revistas;
  • Jornais;
  • Fitas adesivas;
  • TNT;
  • EVA;
  • Maquina fotográfica;
  • Filmadora;
  • Pistola para cola quente;
  • Refios de cola quente;
  • Cola tenaz;
  • Cola para isopor;
  • Tesoura;
  • Resma de A4
  • Vídeo;
  • TV;
  • Papel pardo;
  • Folhas de isopores, etc.
Público – Alvo:

Participarão deste projeto os alunos do 3º ao 6º Semestre da EJA, regularmente matriculados na Escola Estadual Damásio Ribeiro de Miranda, professores, coordenadores, equipe gestora, funcionários.

Metas:

Envolver toda a comunidade escolar, garantindo o cumprimento das ações do PDE à partir de outubro de 2011.
Realizar atividades que despertem nos educandos o interesse pela história do município e manifestações artísticas e culturais, bem como nas demais atividades que constam neste projeto.

Ações:
·        Promover um concurso semestral de redação, poemas, poesias e parodias com os alunos do 6º ao  ano 9º e da EJA para desenvolver o gosto pela leitura e escrita.
·        Realizar a “Semana de Literatura” anualmente com os alunos do 6º ao 9º ano e EJA para que os mesmo possam expor seus trabalhos e apresentar suas dramatizações para a comunidade escolar.
·        Desenvolver com os alunos da EJA bimestralmente o projeto coleção de reportagens e produção de textos informativos pra desenvolver o gosto pela leitura o raciocínio critico.
·        Confeccionar um mural com as melhores reportagens e produções bimestralmente com os alunos da EJA.
·        Realizar estudos em grupos semestralmente com os alunos do 6º ao 9º ano e EJA sobre história do nosso município embasado no livro da autora Deuzimar de Souza Ferreira.
·        Realizar apresentação de seminário semestralmente com os alunos do 6º ao 9º ano e EJA sobre a história do município de Flores de Goiás.
1ª Exposição:
  • Montar painéis com informações, fotos e textos.
  • Expor: Livros, Cartazes, Hino, Bandeira do Município.
  • Procurar na comunidade peças que fazem parte do artesanato, da cultura e tradições municipais.
  • Apresentar produtos da culinária do município.
  • Promover concurso de redação, poemas, poesias ou paródias.
Apresentações:

ü  Hino à Flores;
ü  Poesias;
ü  Danças;
ü  Musicas;
ü  Peça Teatral;
ü  Encenação.

Culminância:

Data: 07 a 10/11/2011
Realização de apresentações artísticas, culturais e exposição dos trabalhos realizados no decorrer do Projeto.

Avaliação:

Serão avaliados no decorrer do projeto: A participação, colaboração e organização dos alunos durante as atividades executadas.

Cronograma:
Fevereiro a Dezembro de 2011
Outubro: Elaboração, Organização e Produção das Atividades.

Novembro: 07 a 10/11/11: Realização e Apresentação do Projeto para toda a comunidade Escolar.

Interdisciplinaridade:

v  Português;
v  Artes;
v  Geografia;
v  História.


Idealizadores:

ü  Maria dos Reis de Souza Ferreira Leal.
ü  Vanderléia Gualberto de Brito
ü  Rejane Mendes da Silva






segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Homenagem de aluna da EJA aos professores


Professor, você não vai passar

Você passa... Ficarão pelo chão as marcas dos seus passos!
Você passa... Ficarão seus anseios, ficarão seus temores, ficará o tom da sua voz... A inflexão que lhe foi emprestada em momentos de grande emoção...
Você passa... Ficarão seus conselhos, sua virtude sem par. Ficarão palavras proferidas, atitudes assumidas que nem mesmo você saberia explicar.
Você passa.... Ficará os ritos da sua boca, a expressão do seu olhar. Ficará registrado o desgosto pelos momentos de repreensão.
Você passa... Ficará sua postura, a generosidade da sua mão estendida em minha direção. Ficará a referencia, ficará a preferencia de um modelo a ser imitado.
Você passa...Ficará a aventura de tê-lo conhecido, de ter convivido com você!
Você passa? Ou será que somos nós a passar por sua vida? Que nos importa agora essa reflexão? Digamos que foi você quem passou por nossas vidas, ou então que fomos nós a parrar pela sua. Afinal, não somos etapa de uma mesma história?
Você passa. Nós também! Somando os momentos de alegria, dividindo as desilusões e tristezas, compartilhando os momentos de esperanças. Hão de ficar na sucessão das lembranças arquivadas no tempo e no espaço de nossa saudade, oscilando, flutuando imagens que jamais poderão ser apagadas.
Porque você professor, sem perceber acabou por escrever um verso lindo, um poema de amor, em cada canto do nosso coração!
Não! Você não vai passar! Ontem, hoje, amanhã e para todo sempre, seja reconhecido o seu valor! Seja honrada, seja respeitada a sua identidade de professor!
          Vera Lúcia Batista da Silva

Uma homenagem da aluna Vera Lúcia Batista da Silva a todos os professores do mundo.




Dia 15 de outubro, dia do "PROFESSOR"